quarta-feira, 25 de agosto de 2010

E vamos reciclar

Aqui em casa procuramos sempre que possível, consumir menos, gastar menos energia, menos gás de cozinha, menos água, não por avareza mas é por preocupação com o nosso futuro, principalmente o futuro do meu filho.
E pelo andar da carruagem, as catástrofes ambientais e climáticas só tendem a piorar. Isso dá medo.

Já estamos tomando algumas medidas, por exemplo , eu me recuso a tomar leite de caixinha. Motivos: 1º) O que leva um leite a ficar 4 meses dentro de uma caixa fora da geladeira e não estragar ????? Muuuuuuitos produtos químicos (meu organismo não merece); 2º) A embalagem tetrapark é uma das mais difíceis de reciclar e demora centenas de anos para se decompor ; por isso estou pegando leite do leiteiro que passa na rua mesmo. O pai de uma amiga trabalhou anos na EMBRAPA Leite e disse q vale muito mais comprar o leite da carrocinha e ferver do que tomar os ditos leite de caixinhas.

Outra coisa que estamos abolindo lá de casa são os detergentes líquidos. Estou substituindo pelo sabão em barra, porque é um lixo a menos que vai pro meio ambiente..
Lavo e passo roupas somente uma vez por semana. Não uso coadores de café descartáveis, uso o de pano mesmo, devidamente higienizado.E procuro dar um segundo uso pra tudo, tipo, latinhas viram artesanato, toalha de banho velha, vira pano de chão, calças jeans velhas, viram bermudinhas e o restante viram tapetes, sacolas de supermercados são proibidas lá em casa, temos um único compartimento de lixo que fica do lado de fora da casa e todos o lixinhos da casa vão pra lá, evitando assim o uso excessivo das malditas sacolinhas e assim vai. Precisamos fazer alguma coisa gente, eu ainda faço muito pouco, preciso melhorar muito, é um trabalho de formiguinha, mas não podemos desistir.

Então, falei, falei, falei pra mostrar algumas coisinhas que reaproveito lá em casa (algumas coisas eu já mostrei, mas eu ainda sou meio lerda pra mecher nas ferramentas do blog e não sei fazer os ditos links):


Esse horatório é uma história. Eu achei um pedaço de madeira velha na rua, mas bonita, lóóógico q eu peguei (o maridoco fica doido comigo, rssss), mas quando eu vi logo já pensei em fazer esse oratório. Pintei várias vezes e lixei. Peguei uma latinha de estrato de tomate e pintei com betume e derreti umas velinhas dentro dele e coloquei o crucifixo (era pra ser o divino, mas por aki não tem). Ainda não está no lugar certo.



Esses quadrinhos estavam no quarto do João, e já estavam feios, empoeirados, aí tinha umas xitas lá em casa dando sopa e hoje estão em outro cômodo.

E essa é a minha mandala (já mostrei ela aki) no detalhe. Eu que fiz com a técnica de rolinhos de jornal. Aí usei o que tinha em casa: botão de madeira, palitinhos de churrasco e rolo de papel higiênico.





Tudo muito simples, mas tudo feito com muito amor e de forma consciente, pensando no meio ambiente.

Bitokas e espero que tenham gostado.

P.S.: Gente eu às vezes não respondo os comentários pq ainda tô aprendendo a mecher nas ferramentas do blog. Não é por descaso não tá. Se alguém souber, me ensine, pleaseee.

Um comentário:

  1. NOSSA QUE LINDO SEU ARTESANATO , NADA COMO SABER
    RECICLAR , A NATUREZA AGRADECE E NOS TB.
    BOA TARDE .
    ABRAÇOS

    ResponderExcluir