segunda-feira, 19 de julho de 2010

Um mundo melhor...

O que seria do mundo sem essas pessoas?


Irmã Dulce
Lutou a vida inteira por um mundo melhor. Cuidou de pessoas doentes, transformou o galinheiro do convento num albergue para pobres. Construiu farmácia, posto de saúde e uma cooperativa de consumo. Fundou o Círculo Operário da Bahia, que além de escola de ofícios, proporcionava atividades culturais e recreativas. Quase não comia e não dormia. Os sacrifícios resultavam felicidade. Queria morrer junto aos pobres. Faleceu em 13 de março de 1992, ao lado de quem ela desejava.


Herbert José de Sousa - Betinho
Betinho é um exemplo de vida, de alguém que superou com dignidade seu terrível drama pessoal e se engajou na luta de um Brasil melhor. Deixou uma coleção de livros importantes para se compreender melhor o Brasil, centenas de artigos e uma das mais atuantes organizações não-governamentais do país, o Instituto Brasileiro de Análises Sociais e Econômicas, o Ibase. Mas o obstinado trabalho em favor dos 32 milhões de brasileiros totalmente desamparados, é certamente o seu grande legado.


Francisco Alves Mendes Filho - Chico Mendes
Criado na Floresta Amazônica, sem jamais freqüentar uma escola e tendo de trabalhar desde os 9 anos como seringueiro, Francisco Alves Mendes Filho, conhecido como Chico Mendes, foi responsável pela mais eficaz militância ecológica já ocorrida no país, tornando-se símbolo mundial da luta pela preservação da Amazônia.


Irena Sendler
Em plena II Guerra Mundial, durante a ocupação da Polônia, uma mulher desafiou os nazistas e conseguiu salvar 2.500 crianças judias. Nem a Gestapo, nem suas torturas conseguiram que Irena Sendler revelasse onde estavam os pequenos.


Karol Józef Wojtyła - João Pulo II
O primeiro não-italiano em cinco séculos a subir àquele que os católicos consideram o trono de Pedro deixa uma lembrança indelével no coração de muitos dos seus contemporâneos, e com a morte, consolida uma obra de tais proporções que só a história será capaz de avaliar. Foram quase 27 anos à frente da igreja católica, no exercício de um governo cuja influência, pouco a pouco, estendeu-se muito além das fronteiras demarcadas pela adesão à mesma fé. O alcance mundial da liderança de João Paulo II, não limitado ao universo ou aos temas religiosos, é reconhecido até mesmo por aqueles que se opuseram mais fortemente às suas opiniões e à sua atuação.


Nelson Rolihlahla Mandela - Nelson Mandela
Nelson Rolihlahla Mandela é um importante líder político da África do Sul, que lutou contra o sistema de apartheid no país.O apartheid, que significa "vida separada", era o regime de segregação racial existente na África do Sul, que obrigava os negros a viverem separados. Os brancos controlavam o poder, enquanto o restante da população não gozava de vários direitos políticos, econômicos e sociais.


Oskar Schindler
Lista de Schindler contém 13 páginas com o nome de 801 judeus, salvos do Holocausto pelo alemão Oskar Schindler, um ato digno e solidário, ocorrido em um dos momentos mais sombrios da história da humanidade.


Zilda Arns Neumann
Todos conhecem o formidável trabalho que esta mulher fez à frente da Pastoral da Criança. Uma ação de inequívoco apelo social, mas também de grandeza moral. Zilda seguia a máxima cristã: deixava-se conhecer não só pela Palavra, mas também pela obra.


Sim, muitas outras pessoas que, no seu anonimato, se entregam sem reservas para o bem do próximo, para salvar vidas merecem ser eternamente lembradas em nossas orações.
Faça a diferença...

Nenhum comentário:

Postar um comentário