Um pedacinha da rodovia de acesso. É puro verde... |
Sou natural de Maringá (um luxooooooooooooooo de cidade , maravilhosaaaaaa, linda, limpa, arborizada... perfeita), mas só sou nascida lá. Minha vida inteira eu morei em Ivatuba, uma cidadezinha bem pequenininha há 40 km de Maringá. Quando eu falo pequenininha, é inha mesmo, no último Censo ela tinha 3010 habitantes, rsss. Um cisquinho perdida no meio de um mar verde de soja.
Árvore das "perna aberta". Maravilhosa, são duas raízes que se encontraram lá encima e formaram uma linda fiqueira. |
Colégio Estaduas "São Francisco de Assis". Aqui tudo acontecia... |
Lá todos se conhecem, e tem tudo que precisamos: ar puro, sossego, tranquilidade onde crianças podem correr e andar pelas ruas sem problemas... sem contar que não é difícil administrar uma cidadezinha desse tamanho né.
Imaginem: 100% das ruas pavimentadas e passeios calçados, escola pública de qualidade (digo isso pois o ensino fundamenta ficou em 1º lugar no Paraná na última avaliação do MEC), hospital com leitos sobrando e com farmácia pública, ginásio de esportes, e um comércio que atende às necessidades básicas tranquilamente (mercados, padarias, lojinhas de roupas, farmácias, lancherias, posto de gasolina...), é tudo que eu queria, voltar...
Praça central e no fundo o hospital e maternidade . |
E o melhor que é muito próxima de um grande centro que oferece ensino universitário, serviços médicos de todas as especialidades, grandes shoppings centers, um comércio gigantesco...
Mas foi na minha Ivatuba que minha vida aconteceu, é lá que etá minha história, minhas raízes... meus pais ainda moram lá e não gostaria que saíssem de lá.
Foi lá que aprendi a andar de bicicleta, aprendi a nadar, fiz amizades eternas, brinquei, brinquei, brinquei em uma infância fantástica brinquei de "chata", de queimada, de balança caixão, de casinha, de escolinha, era lá que eu tomava banho de chuva e brincava com a água que descia na sargeta, era lá que passava as tardes encima do pé de manga, de goiaba, de ameixa, de mexirica... foi lá que dei meu primeiro beijo, que me apaixonei pela primeira vez... ir à missa aos domingos, ir nas festas da Igreja e morrer de frio (eram sempre em junho), ir nos bailes e ao voltar encontar minha mãe acordada me esperando... coisas de mãe.
Igreja Matriz N. Sra. do Rocio , hoje está restaurada. |
Museu |
Também foi lá onde me decepcionei várias vezes com amigos, com namorados, foi lá que levei muitas broncas de meus pais... tudo tudo tudo dentro da normalidade... minha Ivatuba.
Hoje estou longe, muito longe mas com uma imensa vontade de voltar, de poder dar aos meus filhos a mesma liberdade que eu tive lá...
Nosso lindo e querido Rio Ivaí, que margeia a cidade... maravilhoso... |
Afinal, quem ama nunca esquece né...
E você? Tem saudades de sua terrinha, se não está mais nela?
Beijokas
Juliama
Ai QUE SAUDADE
ResponderExcluirSou de Paraiso do Norte
Do ladinho de Maringá Nova Esperança Paranavai
Saudades do Rio Ivai pq morei na beira dele em Guaporema
Belo post que me deu saudades
bjus
OI JULI, MORAR EM CIDADE PEQUENA É TUDO D BOM, PARA OS NOSSOS FILHOS ENTÃO NEM SE FALA.BJO E BOA SORTE PRA VC
ResponderExcluirOlá Juliana
ResponderExcluirAdorei o seu post, não conheço sua cidade natal, mas achei tudo lindo, adoro cidade do interior principalmente as inhas como vc mesmo disse.
Só por uma curiosidade que cidade da Bahia vc mora atualmente? pois sou baiana porém morando no Ceará quase 3 anos.
Beijos
Oi querida
ResponderExcluirTá com saudades né?
É assim mesmo quando estamos longe da nossa terrinha...
Passei aqui pra te ver e te desejar uma semana feliz e abençoada
bjs
Tina (MEU CANTINHO NA ROÇA)
Oi Juliana, tem um selinho pra vc em meu blog!
ResponderExcluirMinha mais nova amiguinha, lhe entrego com muitooo carinho.
Beijos!!!!
Oi Juli adorei sua visitinha no "Teto".
ResponderExcluirBom saber que se lembrou de momentos mágicos da sua infancia. Eu também participava da coroação o mês de maio todo, mas nunca coroei. Imagine a alegria quando vi que filhota iria coroar, acho que chorei uma semana antes de emoção e uma depois de alegria...hehehehe
beijo querida, volte sempre
Wanderleya,
♥