sexta-feira, 17 de setembro de 2010

Educação se aprende em casa !


Vocês puderam perceber que muios posts nesse bloguito tem haver com filhos, crianças, coisas para mãe e filho... mas quando nos tornamos mãe... é assim mesmo gente.Eles tomam conta da nossa vida (ai que delícia), e sempre me preocupei muito com que tipo de educação eu e o maridoco iriamos proporcionar aos nossos filhos. Graças a Deus que temos muita sintonia e acho que estamos dando conta do recado. Somos cristãos e temos uma rotina semanal de irmos pra Igreja e levarmos nosso filho, acho importante, independente de sua crença, pois a criança vai aprendeo e formando valores importantes.
Somos unânimes em alguns pontos: respeito aos mais velhos, jamais, em hipótese alguma gritar com o papai e com a mamãe (não gritamos um com o outro em casa oras bolas), "desculpa , por favor, com licença e obrigado" foram as primeiras palavras que ensinamos ao nosso filho, manha por qualquer coisinha... proibido (dengo pode), sempre conversar olhando nos olhos e prendendo a atenção no que está sendo falado, as famosas "palmadas"... ai ai polêêêmica... lá em casa tem palmadas sim quando é necessário maaaassssssss, vamos às explicações: primeiro procuramos dialogar, explicar, conversar, caso não surta efeito, as palmadas entram em ação e alguns minutos depois sentamos e conversamos e procuramos explicar o "porquê" das palmadas: você levou umas palmadaspor causa disso, disso e disso. Desculpas pedidas de ambos os lados... pronto. Continuando, pai e mãe tem que ser chamado de senhor e senhora , sim, como não?? "Você" ele chama o amiguinho da escola, a visinha, a empregada, os primos... acredito que o respeito começa por aí... enfim, cada um cria seus filhos como achar necessário.
Não que eu queria que meu filho seja um robozinho, mas o mundo é feito de regras, é assim. E é melhor que ele aprenda a respeitar regras dentro de casa, com a família, do que aprender com o mundo, o que é bem mais difícil. O mundo não é tolerante...
Outra coisa, educação se aprende em casa, não na escola. Escola é lugar de conhecimento, os professores estão lá pra ensinar portugues, matemática, biologia, física... "AAAA mas eu não tenho tempo, trabalho o dia todo e bla blablablabla" Peraí, isso não é desculpa. Outra coisa, isso tudo é independente de classe socil, raça ou etnia.

Tem um poema narrado pela Fernanda Montenegro chamado "Mães". Acho que toda mãe deveria ouvir. (perfeito)

Há um tempo atrás, encontrei uma matéria no site da Bbel ( www.bbel.uol.com.br ) que achei muito interessante.
Olha o que ela fala:

No trato com as pessoas
• A criança deve aprender a respeitar os pais e os mais velhos, pois amanhã saberá respeitar as autoridades e o próximo de um modo geral.
• A criança deve aprender que, quando uma verdade magoa a outra pessoa, ela não deve ser dita.
• A criança deve tratar com carinho e cortesia os funcionários de sua casa.
• A criança deve aprender a cumprimentar os outros e a dirigir-lhes palavras agradáveis.

• A criança deve ir desde cedo a teatro e espetáculos artísticos, assim ela aprende a gostar de arte. Nestes locais, aprenderá que deve ficar quietinha e saberá que existem ocasiões em que devemos apresentar-nos mais bem vestidos.
• A criança só deve pegar as coisas dos outros após pedir permissão e tratar essas coisas até com mais cuidado do que se fossem dela.
• A criança deve aprender que não só o que se diz pode magoar as pessoas, mas a maneira como se diz.
Os meninos devem:
1. Aprender a deixar as meninas passarem na frente quando forem entrar em qualquer lugar.
2. Aprender a puxar a cadeira para a mãe ou a avó quando elas forem sentar à mesa.
3. Ajudar a mãe ou a tia quando elas estiverem tirando o casaco.
4. Abrir a porta do carro para uma garota ou a mãe entrar.
Devemos ensinar nossos filhos a controlar suas emoções em todas as ocasiões, para não fazerem um escândalo quando ficam com raiva ou aborrecidos com alguma coisa.
Existem 4 palavras mágicas que devemos ensinar às crianças desde que elas começam a falar:
"Por favor"
"Obrigado"
"Com licença"
"Desculpe-me"
Quando a criança pedir alguma coisa e não falar "por favor", a mãe ou a babá deve dizer: "O que? Não escutei direito", e repetir o pedido da criança com o "por favor" no final. Assim deve proceder com todas as quatro palavras mágicas.
Não se canse, pois, se você for perseverante, a criança incorporará estas palavras ao seu dia-a-dia com naturalidade. À mesa, a mãe deve ensinar a postura correta desde que a criança começa a comer sozinha:
• Coloque o guardanapo no colo.
• Pegue os talheres adequadamente.
• Passe o guardanapo na boca antes de beber, para não sujar o copo.
• Não fale de boca cheia.
• Não faça cara de nojo se a comida não lhe agradar.


Nossa acho que esse é o maior post que eu já fiz, hihihi.

Bom final de semana pessoas...
Bitokas

Nenhum comentário:

Postar um comentário